quinta-feira, 5 de abril de 2012

Desculpa se te chamo de amor – Federico Moccia


Clichês, o que seria da vida sem eles?
Para relaxar um pouco, mudando o rumo das outras dicas literárias, vamos girar 180 graus (hum, pegadinha, hein?)e pegar um romance água-com-açúcar, bem sessão da tarde, bem melosinho, bem bonitinho, cuti-cuti, e quaisquer outros nomes que você quiser acrescentar. Às vezes a vida é tão chatinha, difícil, ou até mesmo perigosamente morna, que nada como dar uma escapada e assumir que, de vez em quando, a gente não quer raciocinar muito e acreditar em conto de fada, não é?

Eu vou admitir o preconceito gigante que tive com esse livro, por ser muito menininha, chick lit mesmo, então, por umas três vezes, vi o livro na livraria, olhava, olhava, pensava, mas acabava deixando para lá e levando um outro. Mas, depois de uns dias mais mau-humorados, decidi tentar melhorar, e passar um fim de semana tranquilo, lendo o livro sem raciocinar muito. Devo dizer, também, que uma prima se entusiasmou com o filme, e ficou toda suspirante, me contando tudo, aí me animei. Afinal, preconceito existe para ser derrubado. E caí do cavalo, já que gostei, comprei a continuação, assisti os filmes... shame on me, eu sei. Então, confissão feita, vamos ao que interessa:

Nikki tem 17 anos, é bonita, espevitada, divertida, anda sempre com suas amigas, e elas se auto-intitulam “ONDAS”. Alex tem 37, é um publicitário bem sucedido, casa bacana, carro bacana e... acabou de ser abandonado pela noiva. Depois de um acidente de trânsito os dois se conhecem, e se envolvem. Claro, há a diferença de idade, a diferença cultural, de maturidade (embora Alex às vezes seja imaturo, e Nikki pareça ser a madura da relação), o estranhamento dos amigos e das famílias sobre o relacionamento, e tudo mais.
Paralelamente aos conflitos entre os dois, também há as histórias dos amigos, então, virgindade, ciúme, traição, também acontecem com os personagens secundários. Muitas vezes você vai querer se envolver com eles, mas também, durante a leitura, também vai querer pular as páginas sobre eles, para chegar logo ao que te interessa, voltar ao casal principal.
É bonitinho, porque tem aquilo de fazer com que a gente esqueça das convenções, e dizer que, no fim, o que interessa é o amor, se estão felizes, e tudo o mais. Mas será que todas as diferenças desses mundos que se chocaram podem ser relevadas?
Ah, como disse,o livro tem uma continuação, e falaremos dela daqui a pouco. E, também já disse, ambos tem versão cinematográfica, italiana (a história se passa por lá), também muito meigas, claro, com suas adaptações, mas até bastante fiel ao livro. Os atores principais são lindos, e você vai querer passar um tempo em Roma... ah vai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário