quarta-feira, 2 de maio de 2012

Antes de dormir – S.J.Watson


Christine acorda numa cama que não é sua, nua. Ao lado de um homem que não conhece. Ela não sabe como chegou ali. Cuidadosamente, vai ao banheiro, e quando se olha no espelho, fica horrorizada: Não é aquela mulher de vinte e poucos anos que conhece, mas uma senhora, cerca de vinte anos mais velha. Diante da confusão, repara que pregada nas paredes, há uma série de fotos, sem dúvida dela. Fotos que ela não conhece, acompanhada do homem que estava na cama com ela. 

Assustada, recebe a informação daquele homem, que diz se chamar Bem, e ser seu marido: Sofreu um acidente aos 29 anos, e desde então, consegue reter as informações durante o dia, mas ao dormir, esquece de tudo. Todos os dias. E, às vezes, acorda tendo vinte e poucos, outros dias, acorda como uma criança. E se vê envelhecida ao acordar.

Ainda processando as informações que recebeu, sozinha em casa enquanto Bem foi trabalhar, recebe uma ligação de um homem que se diz chamar Dr. Nash. E ele a informa que ela está se tratando com ele, sem que o marido saiba. E que tem um diário, que ela esconde todo o dia, e diz ao Dr. Nash onde o guardou, para que ele, depois conte a ela onde está.

Ao encontrar o diário, conforme as instruções do médico, vê sua letra, seu nome. E abaixo dele, escrito de forma alarmante, também com sua caligrafia, o seguinte aviso: NÃO CONFIE EM BEN.

Nesse momento do livro, somos, juntamente com Christine, apresentado ao seu diário, suas impressões dia a dia. Suas confusões, suas dificuldade, e algumas lembranças, que ainda vem. E começamos a ver que nem toda a verdade está sendo dita a ela. Seria para poupá-la de sofrimento? Para poupar Ben? Quem são as pessoas participam de seu cotidiano? E quando seus flashes de memória indicam que a história que lhe contaram é uma mentira? Em quem acreditar quando nem você mesma sabe quem é? E que esquece o pouco que lembrou quando vai dormir?

Achei o livro claustrofóbico. Em certos momentos, no diário, Christine pensa uma coisa, depois se desdiz, para logo em seguida, reformar novamente o que pensa. E cada vez mais, juntando os retalhos de sua memória, passa a perceber que sua vida pode não ser a que contam. Que o acidente não pode ter sido como lhe foi dito. Até que o diário acaba e somos novamente transportados para o presente. Como Christine agirá com o que acabou de descobrir?

Angustiante, e muito bom. Li num dia só, porque estava agoniada com o fim. E o fim... 

O autor, S.J. Watson é médico, e esse é seu romance de estréia. E mais uma vez, Ridley Scott comprou os direitos do livro, e dizem que Nicole Kidman está cotada a viver a personagem principal. Corre para ler!

Ps: Mais um livro que use a temática amnésia? Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário