terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Formaturas Infernais - Vários autores

Talvez faça algumas pessoas se irritarem comigo mas, irei direto ao ponto: Não achei Formaturas Infernais muito bom não. Aliás, nem mediano.

Explico: O título, a diagramação da capa me fez imaginar que seriam contos... de terror, né? Um suspense, talvez...mas olha, quase nada ali me fez ficar impressionada, assustada ou coisa parecida.

Mas vamos por partes. São diversos contos, escritos por várias escritoras. Dividindo o post, temos:

A filha da exterminadora – Meg Cabot: Uma menina, no meio de uma balada, aponta uma besta para o novo namorado da melhor amiga. Quem é essa menina e, principalmente, porquê ela está tentando matar o namorado da colega?

O livro segue beeeeem o padrão da M.Cabot, o mesmo tipo de estrutura. Porém, está mais para uma comédia que para algo que assuste. E o conto tem um problema que se repetirá em outras partes do livro: a história não se conclui. Parece parte de um livro maior, que ficou inacabado, não “fecha” bem como um conto.

Depois, temos Lauren Myracle com o seu “O Buquê”. Bem, embora a autora, já no início, diga que se inspirou em um conto já existente, devo dizer que é a melhor parte do livro. Um conto de terror mesmo, com a autora cumprindo o objetivo proposto. A nossa personagem principal é apaixonada por Will, seu amigo. E quer, de qualquer forma, que ele a convide para a formatura. Decide por em prática um plano diferente: Ela, Will e mais uma amiga visitam uma cartomante, para que ela preveja o futuro de todos. A autora acerta no tema (embora a história não se passe, propriamente, na formatura), no tom proposto (um conto assustador) e numa história curta, mas sem pontas soltas. Muito bem!

Em seguida, Madison Avery e a Morte de Kim Harrison, onde Madison, entediada com a mudança de vida, que a obrigou a morar com o pai, acaba indo forçada para a formatura, com um par que não é, digamos, o que ela queria. No meio da festa, encontra o cara perfeito. Mas nada é tão perfeito assim, certo? O conto também deixa pontas soltas, acaba sem realmente “contar” toda a história.

Salada Mista, de Michele Jaffe, para mim, é um dos mais fracos. Não há terror, e sim uma coisa mais...x-man! (???).  A formatura, em si, também, praticamente passa despercebida, e não há nem uma pontinha de terror ou suspense na história que... também acaba sem explicar muita coisa.

Fechando o livro, Stephenie Meyer com Inferno na Terra. Para mim, um conto somente correto. Não chegou a assustar, mas é o único que realmente começa, se desenvolve e termina numa festa de formatura. Lá, vemos uma menina misteriosa que parece levar discórdia por onde passa, causando estrago nos ânimos de todos que estavam na formatura do local. Não é assustador, mas carrega um certo suspense, onde ficamos tentando descobrir o quê realmente está acontecendo e como aquilo tudo vai acabar. Ponto também para ser um conto que está bem estruturado, sem deixar pontas soltas inconvenientes. Mas não é excelente...

Portanto, livrinho de um dia só, leitura rápida e todos podem ficar tranquilos. Vamos todos dormir à noite tranquilos depois de enfrenta-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário