quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Feliz Ano Novo - Rubem Fonseca - Desafio Literário



Acho que no mês de novembro vou conseguir completar dois livros para o Desafio. Ainda tenho que arranjar tempo para terminar um deles, e também de escrever sobre um outro (fora do DL). A questão é tempo, sempre o tempo! Para ler sempre arranjo um pouquinho, nem que seja aqueles cinco minutinhos antes de cair de sono, cansada depois do trabalho. O problema é a disposição (TEMPO!!!) para passar tudo que foi pensado para o blog. :)

Dito isso, vamos lá!!

O Desafio Literário do mês de novembro era sobre livros proibidos. Comecei a ler dois (sou dessas, que lê mais de um livro por mês, e você?), mas ‘Feliz Ano Novo’ é mais fininho e acabou primeiro. Segundo notícias (leia mais aqui), o livro chegou a ser lançado e, após 30 mil exemplares vendidos, iriam lançar a quarta edição, mas o Ministro da Justiça da Época (Governo Geisel) o proibiu, alegando que o livro atentava contra a moral e os bons costumes. O livro só foi liberado no Brasil em 85, e reeditado somente quatro anos depois, sendo que, para tanto, Rubem Fonseca precisou recorrer à Justiça Brasileira.

Trata-se, para quem não sabe, de um livro de contos. ‘Feliz Ano Novo’ não somente é o nome do livro, como do conto que o inaugura. Para mim, também é o melhor conto.
Infelizmente, não há como ser mais atual. O autor consegue retratar muito bem a violência e a questão da desigualdade social. No conto, um grupo de ladrões se prepara, em plena véspera de ano novo, para praticar assaltos. Escolhem uma casa de gente rica, que estava festejando. A violência vai aumentando, aumentando, até que os criminosos voltam para suas casas e comemoram: Feliz ano novo!

Como qualquer livro de contos, alguns são melhores que outros. Destaco, além desse aí de cima, obviamente: “Corações Solitários”, “Passeio Noturno Parte I”, “ Dia dos Namorados”, “O outro”, “O Pedido” e os bizarros “Nau Catrineta” e “O Campeonato”. Não vou sair contando o resumo de cada um para não perder a graça e, aviso: cuidado com muita análise, resenha e resumo do livro pela internet. Grande parte deles acaba contando o livro todinho! Gente, qual a graça de ler esses contos já sabendo exatamente o começo-meio-fim de tudo?!?

Rubem Fonseca é conhecido por conseguir retratar as questões sobre violência, assassinatos, prostituição em suas obras. Talvez fruto da experiência dele como delegado. Alguns de seus livros foram adaptados para a televisão (a minissérie Agosto e Mandrake são baseadas em suas obras)
Enfim, livro muito bem recomendado, e brazuca. Vamos dar valor à literatura nacional também!!

4 comentários:

  1. Oi Li!
    Vc é a seunda pessoa que vejo lendo este livro pro desafio deste mês. Esta na minhas lista tbe
    Tempo...ai ai ai...tbe sofro disso.
    Cinco minutos antes de dormir e depois tenho que voltar e ler de novo no dia seguinte, pq caindo de sono nao guardo nada...kkkkk
    Eu ao contrário de vc nao gosto de ler dois livros ao mesmo tempo. Leio um só. Leio todos os dias, mas um de cada vez!
    Manias...
    Você já viu nossa BC mensal sobre livros?! Vem participar também. Tem muita dica legal e é muito inspiradora também!! Te espero!!

    Um ótimo final de semana :)

    http://www.blogdaclauo.com/2013/11/o-que-voce-esta-lendo-de-bom-me-conta.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clau, o fim de 2013 me atropelou!!
      Achei que não iria conseguir completar o Desafio, minha pilha de livros aumentou, etc. Foi aquela zona, por causa de problemas de saúde em família.
      Agora em 2014 espero que as coisas se estabilizem um pouco, e eu possa participar mais das coisas. ..

      Feliz ano novo pra vc!!

      Excluir
  2. Acho que a Clauo tava falando de mim ali em cima Aline...rs...tbm li o "Feliz Ano novo' e adorei, um dos contos eu já conhecia, os outros total surpresa e muito agradável por sinal, adorei! Mas meu conto preferido foi o 74 degraus, achei super diferente a narrativa! Acho que esse mês não leio mais nenhum pro Desafio, ou talvez "apanhador no campo de centeio" que tá na minha lista há um tempão. Beijos e adorei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grasi, 74 Degraus realmente é tenso. Fiquei lendo e curiosa com que fim o conto iria ter! Feliz Ano Novo foi uma boa leitura.
      Planejei ler mais, só que, como disse aí em cima para a Clauo, o fim de 2013 me pregou uma senhora peça! Espero que 2014 seja mais 'bonzinho' :p
      Beijos vai feliz ano novo (com o perdão do trocadilho)

      Excluir