sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Balanço de 2013... metas de 2014!!

Olá!! Feliz 2014 para todos vocês!! Que seja um ano infinitamente melhor que 2013 (para mim esse aninho foi dose)

Hora do balanço! Como já disse, para mim, foi um ano complicado. Até começou bem, mas depois só deu dor de cabeça! Problemas de saúde na família, viagens por causa disso, etc. Aí meu projeto de ler um milhão de livros não deu muito verto, ficou para depois, assim como muitos outros (academia ficou em segundo plano, o tratamento ortomolecular ficou meio zoneado também, etc). Mas chega, né? Espero mais tranquilidade em 2014, e mais livros! :)

Por tudo isso, a quantidade de livros baixou. Alguns, inclusive, nem resenhei. Lia, mas não achava tempo para escrever. Depois, foi passando tanto tempo que já achei que não lembrava muito bem para poder escrever. Assim, dito isso, vamos para uma listinha dos livros que resenhei, os melhores e os "não tão bons" (não vou dizer livros ruins, pois acho que leitura nunca é ruim)

Livros que amei (não estão em ordem de preferência, tá?)

- Não me abandone jamais (Kazuo Ishiguro): resenha aqui.
- O sentido de um fim (Julian Barnes): resenha aqui.
- Precisamos falar sobre Kevin (Lionel Shriver): resenha aqui
- Butterfly (Kathryn Harvey): resenha aqui
- Fazes-me falta (Inês Pedrosa): resenha aqui

Livros que não me empolgaram:

- Formaturas Infernais (vários autores): resenha aqui
- Fernão Capelo Gaivota (Richard Bach): resenha aqui
- Apanhador no campo de centeio (J. Salinger): resenha aqui
- Lua Azul (Alysson Noël): resenha aqui

Dos que eu gostei muito, notei uma tendência minha. Tenho preferência por livros "sérios" mesmo. Ou, pelo menos, foi assim em 2013. Já os que não curti tanto, não há perfil nenhum! Tem de tudo, do clássico ao comercial, cult ou bobinho.

Mas, vamos falar do novo e dos projetos para 2014!
Não sei se estou metendo os pés pelas mãos e abraçando mais do que consigo, mas é começo de ano e a gente empolga, não é? Assim, resolvi que vou participar do Desafio Literário do Blog Fascínios Literários, do Henrique.  A proposta é meio ousadinha, não sei se 2014 vai querer me atropelar assim como o ano passado fez, mas, vamos nessa. A proposta é a seguinte (não listei meus títulos pois ainda estou separando livros que comprei/ganhei para fazer um planejamento bonitinho. Ah, as regras estão exatamente conforme ele escreveu)

O Desafio consiste na seguinte forma: cada mês é designado com 1 livro obrigatório do desafio e mais 2 opcionais. Quem se inscrever no Desafio e quiser receber um emblema de "vencedor" deve ler os livros que constam como obrigatórios. Os opcionais você faz se quiser mas, quem concluir os opcionais também, ganhará um emblema extra. Deu para entender?

Regras:
  • São válidas releituras (podem reler algo caso não tenha outro, ou só por preferir mesmo).
  • São válidos eBooks.
  • Ao final de cada mês o participante deve postar em seu blog como está indo seu progresso e se fez também os opcionais.
  • A leitura do livro obrigatório deve ser feita até o final do mês vigente. Por exemplo, não vale começar em Janeiro e terminar em Fevereiro.
  • Não pode ler apenas 1 livro que valha por 2 temas (por exemplo: o livro começa com C e também é de autoajuda). Tem que ser um livro para cada tema.
  • Deixar o banner do Desafio em seu blog.


Segue a lista de meses com os temas obrigatórios e opcionais:

Janeiro

Obrigatório: 
  • Ler um livro cujo título comece com a letra C.
Opcionais:
  • Ler um livro cuja capa é ilustrada, e não com imagem.
  • Ler um livro de autoajuda.
Fevereiro

Obrigatório:
  • Ler um livro que tenha mais de 6 meses na sua estante e ainda não foi lido e depois resenhá-lo.
Opcionais:
  • Ler um livro sobre anjos.
  • Ler um livro que contenha mais de 500 páginas.
Março

Obrigatório:
  • Ler um eBook nacional que foi comprado na Amazon.com
Opcionais:
  • Ler um livro que você não sente vontade de ler. Dê uma chance a ele.
  • Ler o primeiro volume de uma série que contenha 4 livros (spin-offs contam).
Abril

Obrigatório:
  • Ler um livro publicado no Brasil cujo título foi mantido em inglês.
Opcionais:
  • Ler um livro que tenha no mínimo 3 palavras no título.
  • Ler um livro que contenha a palavra "alma" ou no título ou no nome do autor.
Maio

Obrigatório:
  • Ler um livro que tenha traço histórico (ex: Assassin's Creed, etc)
Opcionais: 
  • Ler um livro sobre magia.
  • Ler um livro de capa preta.
Junho

Obrigatório:
  • Ler uma distopia.
Opcionais:
  • Ler um livro do John Green.
  • Ler um livro que tenha um dos elementos na capa (fogo, terra, água e ar).
Julho

Obrigatório:
  • Ler um livro infanto/juvenil que tenha no mínimo 150 páginas.
Opcionais:
  • Ler um romance policial.
  • Ler um livro clássico.
Agosto

Obrigatório:
  • Ler um livro erótico.
Opcionais:
  • Ler um livro nacional sobre vampiros.
  • Ler um antologia (antologia é um livro repleto de contos, e não uma história só).
Setembro

Obrigatório: 
  • Ler um livro de uma editora nova no Brasil (ex: DarkSide, Wish, EraEclipse, etc).
Opcionais:
  • Ler um livro com a palavra "ferro" no título.
  • Ler um livro sobre bruxas.
Outubro

Obrigatório:
  • Ler um livro steampunk.
Opcionais:
  • Ler um livro com a palavra "mecânico (a)" no título.
  • Ler um livro com uma caveira na capa.
Novembro

Obrigatório:
  • Ler um livro que seja uma nova versão de algum conto de fada.
Opcionais: 
  • Ler um livro da série Querido Diário Otário ou Diário de um Banana.
  • Ler um livro de capa roxa/lilás.
Dezembro

Obrigatório:
  • Ler um livro natalino.
Opcionais:
  • Ler um livro que você não goste da capa.
  • Ler um livro de terror.
Antes de decidir entrar nesse desafio, tinha me proposto a fazer um, por conta própria. Vou tentar, nesse ano, ler um livro de um autor de nacionalidade diferente por mês. Como o desafio do Henrique já é tenso (rs), vou tentar encaixar os dele nos meus. Se não conseguir será mais um na lista mensal. Estou vendo autores de países que fogem um pouco dos EUA, né? Um brasileiro, pelo menos, vou ler, questão de honra! A gente tem que valorizar a literatura nacional, e tanta gente acha que os nacionais se resumem à Machado de Assis (e eu adoro), mas tem muita gente nova por aí! 
Acho que eu enlouqueci, mas vamos lá! Mãos à obra (olhos, preparem-se)

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Jessica, tudo bem?
      Para participar vc só precisa se cadastrar no bkog Fascinios Literários, do Henrique Morais. O link está na minha postagem.
      Beijos e tomara que a gente consiga, né?

      Excluir