quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Cidade dos Ossos, Cassandra Clare - Desafio Literário 2014



Olá!!
Tendo em vista o batidão que me propus (tentar) participar, juntamente com trabalho, uma (tímida) volta aos estudos concursais e as zonas familiares constantes, vamos que vamos, pois ainda temos muito chão até o fim de 2014, rs.

Dando andamento à proposta do Desafio Literário 2014, do blog Fascínios Literários, a leitura obrigatória de janeiro deveria ser um livro cujo título se iniciasse com a letra “C”.
Criando vergonha na cara, li num livro que já namorava faz um tempinho, mas que muita gente já tinha lido, então, era um caso daqueles: já esperou tanto, pode esperar mais um pouco. Qual o livro? Cidade dos Ossos, de Cassandra Clare.

Clary tem quinze anos, e durante uma ida com o amigo Simon numa boate testemunha um assassinato. Outros três adolescentes, todos tatuados matam um rapaz, mas não há corpo, pois a vítima desaparece no ar. Os assassinos estranham que ela possa vê-los, e não negam o assassinato, mas informa que tratava-se de um demônio. Eles são Caçadores de Sombras, cuja missão é proteger o mundo em que vivemos.

Ainda atordoada e sem entender o que está acontecendo, recebe uma ligação estranha de sua mãe, falando que ela não pode voltar para casa. Quando Clary chega em casa, percebe que tudo foi revirado e sua mãe sumiu. À partir daí, percebe que sua vida jamais será a mesma, sendo apresentada para um mundo onde as lendas são mais reais do que parecem. Há demônios à solta, lobisomens, vampiros... em quem ela pode confiar?

Algumas pessoas podem estar dando gritinhos de satisfação, já que a série é super bombada entre os leitores, já virou filme, etc, etc, etc.

Mas eu não amei. #prontofalei

Na verdade, quase larguei esse livro pra lá, pois estava achando ele muito chato. Então, tentando entender o motivo de tanto alvoroço, vi, algumas comunidades de leitores que ele começava devagar (na verdade ele vai até quase a página duzentos assim - humpf). Tendo em vista essa “explicação”, peguei o livro de novo e botei na cabeça que não iria começar 2014 com um fracasso. Realmente, ele melhora. E como é uma série de livros, termina sem realmente terminar, entende?

Bem, eu provavelmente vou dar uma chance à série, para ver se a história realmente deslancha, e anima. Mas não estou morrendo de curiosidade, doidinha para ver não. Acho complicado quando o primeiro livro de uma série demora tanto, tendo que “pegar no tranco”. Eu sei que é uma coisa complicada, os personagens precisam ser apresentados e tudo mais, só que temos Harry Potter, Dragões de Éter e Jogos Vorazes aí para mostrar que dá pra fazer uma entrada triunfal.

Enfim, livro ok. Não digo que é ruim, mas também está longe do meu conceito de excelente.

OS: Vi o filme nesse fim de semana, estava disponível na minha TV à cabo. Gente, ok, deram uma ajeitada em coisas que enrolariam demais o filme. Mas (sempre tem um mas), acho que ele ficou meio jogado, sem muita explicação para uma série de coisas. Aí, quem não leu o livro fica prejudicado não? Imagino que sim. E, devo dizer, não gostei mesmo da escolha do Jace. Esperava alguém muito mais bonito, ele não me cativou :(

Agora passei para as leituras optativas do Desafio. Confesso que a parte "auto ajuda" está complicada, não consigo gostar do gênero, sabe? Mas, é desafio, não moleza! Já já atualizo mais o blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário