sexta-feira, 28 de março de 2014

Dezesseis Luas - Margareth Stohl e Kami Garcia - Desafio Literário



Última leitura opcional do Desafio Literário do blog Fascínios Literários, tema: ler o primeiro volume de uma série que contenha quatro livros (spin-offs contam). Escolhi, já com uma certa pressa (mês acabando, fiz foi ler livros fora do desafio, quase me atrapalhei), o Dezesseis Luas, que muita gente já leu, viu o filme, etc, e eu... nada. 

Uma coisa que muita gente apontou como ponto positivo (e é!) é o fato dele ser narrado por um garoto. Gente, livros com essa temática, cujo narrador é masculino é raro de se ver, e achei que é um ponto diferencial bem interessante. 

Ethan é um menino que mora em uma cidadezinha americana (Gatlin) em que todos se conhecem (pense no aspecto negativo, inclusive). Enquanto todos parecem bem ali, ele só pensa em sair daquela cidade e fazer coisas que, até então, só pode imaginar. De repente, uma nova pessoa surge na cidade, Lena, sobrinha de Macon, que é considerado uma pessoa estranha e reclusa (não é visto fora de sua casa já faz tempo). Só isso gera toda a inimizade e desconfiança da cidade praticamente toda. Ainda, para piorar as coisas, as lendas da cidade sobre a família de Lena não são das mais animadoras. Ethan passa a questionar o tratamento que Lena recebe das pessoas, ainda mais depois de perceber que a garota dos seus sonhos - e pesadelos - (literalmente) é ela.  

Ethan acaba descobrindo que Lena faz sim, parte de uma família de conjuradores (as pessoas comuns chamam de bruxos, mas eles não gostam desse tratamento) e que, ao fazer dezesseis anos (em pouco tempo) será chamada para servir à luz ou às trevas, sem que ela possa escolher seu lado, o que a deixa aflita.

Juntos – e apaixonados – resolvem buscar uma maneira de resolver a questão. Entretanto, além de tudo, parece que o amor entre os dois não deveria existir...

Olha, poxa, esse mês não dei muita sorte. Muita gente (a internet quase inteira) parece ter gostado desse livro (pelo menos foi a impressão que tive ao procurar algumas resenhas). Acho que estou meio solitária no meio, mas achei meio bobo. Ethan até que é interessante, mas achei a personagem Lena um saco. Talvez se eu desse uma chance aos outros três livros, mas não me deu vontade, sabe? Acho que cansei um pouco dos clichês desse tipo de livros (garota estranha, meio bocó, esses amores que acontecem de cara, entre outras coisas), então, vou dar um tempo.

Como sempre, esse livro tem adaptação cinematográfica, e fui assistir (está disponível nesses serviços on demand de tv a cabo). Achei difícil de ver, nossa! E olha que tem muito ator bom nessa barca. A história foi bem mexida, e não sei se foi uma boa coisa não... e os atores não me cativaram, aí ficou realmente difícil!

Bem, é isso, desafio cumprido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário